quarta-feira, 23 de setembro de 2009



A MINHA GRAÇA TE BASTA
Texto: II Co 12.7-10


Por Taciano Cassimiro


Vivemos dias marcados por constantes desgraças, entre elas se destacam: a violência, pois, é crescente o numero de pessoas que são vitimadas todos os dias.
São mortes por estrangulamento, queimadas vivas, pais pedofilos, namorados descontrolados que fazem uso de armas para ameaçar e até matar a pessoas que eles dizem amar. Verdadeiramente o quadro é assustador,pois, a desgraça está por todo lado. Mais como já dizia o bom e velho apostolo Paulo, onde abundou o pecado ( desgraça ) superabundou a graça.


O apostolo Paulo já em seus dias convivia com uma serie de situações difíceis. Seu ministério foi construído em meio a lutas, lagrimas, perseguições e mortes.


A carta aos coríntios foi escrita provavelmente no ano 55 D.C, em Éfeso. Nesta epistola ele conta suas experiências, lutas e perturbações. E lamentavelmente ainda precisou defender suas apostolicidade para alguns irmãos da igreja de Corinto. Paulo ainda convivia com o chamado “ espinho na carne “. Espinho este que os teólogos tanto discutem tentando decifrar, dizer exatamente o que era tal espinho. E terminam perdendo de vista o ensino, o foco, o tema principal do texto que é “A graça de Deus”.


Em meio as suas lutas, questionamentos e provações,Paulo, recebe de Cristo que em meio a suas dificuldades, a sua graça, ou seja, A “Graça de Cristo” lhe bastaria.
Em que situações a graça de Cristo bastaria na vida de Paulo e também em nossas vidas hoje?


1. Em Meio as Lutas Existenciais

Estas lutas estão relacionadas as coisas aconteceram externamente na vida de Paulo. No capitulo 11 de II Corintios, versículo de 16-33, o apostolo apresenta varias difuldades existenciais que ele teve de enfrentar: perseguições; prisões; açoites; perigos de morte; fustigado com varas; apedrejado; naufrágios; fome e sede; frio e nudez, e até mesmo na comunidade cristã.
E não podemos esquecer do chamado espinho na carne do qual Paulo orou por três vezes, e o Senhor Jesus não atendeu sua oração da forma que ele queria. Entretanto, em meio a estas lutas existências, Aquele que nunca falha e que sempre está ao lado dos seus filhos protegendo-os, disse-lhe: A MINHA GRAÇA TE BASTA.

Em nossas vidas não é diferente, diante do desemprego, da escassez, das perseguições que muitas vezes são promovidas por irmãos da comunidade cristã. Devemos ter a certeza que a Graça de Cristo nos Basta. Só ela nos sustenta!

2. Em Meio as Lutas Espirituais

Paulo fala de um mensageiro de Satanás que está associado a questão do espinho na carne, e que de alguma forma lhe trazia sofrimentos. Está aqui a presença da força do mal que sempre tentou atrapalhar o ministério do apostolo. Por diversas vezes Paulo confrontou as forças do inimigo, e por elas o apostolo era reconhecido. Em Atos 19. 15, os espíritos malignos testificam da autoridade e integridade de Paulo, de fato fomos colocados no mundo para sermos assistidos conforme I Co 4.9. Entretanto, o propósito das forças espirituais do mal é roubar, matar e destruir.
Mesmo o apostolo tendo sido atacado de diversas formas por estas forças, jamais ele recuou, nunca desistiu, sempre avançou e isto por causa da graça de Deus em sua vida.

A Graça de Cristo em nossas vidas não permite que as forças do inimigo nos vençam. Nossa garantia está em Cristo e na sua graça.

3. Em Meio as Lutas Psicológicas
Estas lutas estão relacionadas a alma do apostolo,pois, o mesmo fala de angustias. Paulo como qualquer ser humano tinha também emoções, sentimentos. Por vezes enfrentava suas angustias que incomodava sua alma, lutava com suas próprias fraquezas.
Como era difícil para o apostolo Paulo ter que viajar sem avião, preparar seu sermão sem o auxilio da internet, visitar os irmãos e cuidar das comunidades cristãs dos quais ele era responsável como fundador, apostolo e pastor que era. Sua agenda pastoral era repleta. E humanamente falando, tem dias que qualquer pastor se sente esgotado, fragilizado e mesmo assim, com a obrigação de administrar suas lutas emocionais, que acontecem no campo onde não pode ser vista, a não ser pelo próprio Deus,ou seja, na alma. Paulo foi vitorioso também nessa luta pela Graça de Cristo.

Quantas vezes nos sentimos fadigados, depressivos, angustiados e com tantos outros problemas internos que temos de gerenciar. Conseguimos superar estes momentos porque a Graça de Cristo “ Em Meio as Lutas De Nossas Almas “ está conosco.

Conclusão

Como podemos ver a Graça de Cristo nos acompanha em todos os aspectos de nossas vidas. Em todos os momentos, sejam eles, existenciais, espirituais ou de ordem emocional, poderemos sempre contar com a “ Graça do Senhor Jesus “.

Pois,
A MINHA GRAÇA TE BASTA

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...