domingo, 10 de julho de 2011

O CRESCIMENTO DA IGREJA PRESBITERIANA NA CORÉIA DO SUL


A Coréia o Sul é 82 vezes menor que o Brasil em extensão territorial e apenas 3 vezes menor em população. O país tem cerca de 99.000 Km 2 e 46 milhões de habitantes, dos quais, 30% são evangélicos. A Igreja Presbiteriana representa 75% dos evangélicos e possui 10 milhões de membros. Embora a Igreja Presbiteriana da Coréia seja 28 anos mais nova que a Igreja Presbiteriana do Brasil, ela é 20 vezes maior. Enquanto os presbiterianos do Brasil representem apenas 0,3% do população, na Coréia representam 22%. Só em Seul, capital da Coréia do Sul, uma cidade com 12 milhões de habitantes, há 10 mil igrejas presbiterianas. As principais denominações evangélicas da Coréia são:

1) Presbiteriana – 10.000.000 de membros

2) Metodista – 1.500.000 membros

3) Assembléia de Deus – 1.000.000 de membros

4) Batista – 500.000 membros

As principais causa do crescimento da igreja evangélica coreana são:

1) Uma Igreja que é Cabeça e Não Cauda
A igreja sempre esteve à frente nas grandes lutas e tensões sociais, determinando o rumo das mudanças mais importantes do país. Os crentes ocupam os principais postos estratégicos de liderança da nação. A Igreja, na verdade, é a esperança da nação.

2) Uma Igreja de Mártires
Deus sempre honrou o sangue dos mártires. Como dizia Tertuliano, ilustre pai da igreja: “o sangue dos mártires é o fermento da igreja”. A plantação da igreja na Coréia do Sul foi regada por muitas lágrimas e banhada por muito sangue. Centenas de crentes foram decapitados, estrangulados e mortos com requinte da mais perversa crueldade. Milhares de cristãos foram torturados por causa de sua fé, selando com seu sangue o testemunho do evangelho.

3) Uma Igreja com Vida Intensa de Oração
Não existe na Coréia do Sul, igreja evangélica sem reunião de oração de madrugada. Eles não acreditam em crescimento da igreja sem prática efetiva e intensa de oração. Os crentes afluem para o templo de madrugada para buscar a face de Deus, mesmo sobre o frio implacável de 20 graus negativos no inverno. Os pastores oram em média de 2 a 4 horas por dia. Oração é para eles prioridade fundamental e a causa precípua do crescimento da igreja.

4) Evangelismo Através de Grupos Familiares
A base da evangelização e da comunhão dos crentes são os grupos familiares. Para eles esse é o investimento estratégico mais importante para ganhar novas pessoas para Cristo e discipulá-los.

5) Grande Ênfase no Discipulado e Treinamento de Leigos
Estando na Coréia com um grupo de 80 pastores em abril de 97, visitamos igrejas de 6.000, 12.000, 18.000, 30.000, 55.000, 82.000, e 700.000 membros. Em todas elas vimos a forte ênfase no treinamento da liderança e no discipulado dos novos convertidos. A igreja, na verdade, é um exército em ação, onde cada crente exerce o seu ministério, conforme os dons que recebeu.

6) Grande Zelo Missionário
A igreja coreana investe pesado em missões. 25% dos pastores formados na Coréia do Sul estão se consagrando às missões. Há igrejas que investem 62% do seu orçamento em evangelização e missões. Em 1995, no Estádio Olímpico de Seul, 100.000 jovens coreanos consagraram-se para a obra missionária.

Cremos que a qualidade de vida dos crentes coreanos daságua num fenomenal crescente numérico. Qualidade gera quantidade. Quando a igreja anda com Deus, Deus a faz crescer. Creio que Igreja pujante, guerreira, ousada e viva da Coréia do Sul é um modelo digno de ser imitado por nós, se queremos ver aqui nestas plagas os mesmos resultados.

Reverendo Hernandes Dias Lopes (1ª IPB – Vitória ES)

7 comentários:

  1. gostei de mais dessa matéria ,Deus vos abençoe por estas informaçoes importantes para o povo de Deus.

    ResponderExcluir
  2. DEUS QUE MOVA O CORAÇÃO DOS NOSSOS LIDERES E VEJAM QUE NÓS PRECISAMOS DE AJUDA E NÃO É AJUDA DE HOMENS QUE SE DIZEM INSPIRADOS POR DEUS MAS SÃO COMO SEPULCRO CAIADO, PORQUE IGREJAS QUE NÃO TEM COMPROMISSO COM A PALAVRA DE DEUS TEM CRESCIDO ASSUSTADORAMENTE E A IGREJA PRESBITERIANA TEM DECRESCIDO E ISTO NÃO ESTOU FALANDO DAS IGREJAS QUE SABEMOS QUE SÃO EVANGELICAS E SIM DAS SEITAS E IGREJAS SEM COMPROMISSO, OU MELHOR, COM O COMPROMISSO FINANCEIRO QUE TEM SURGIDO POR AI

    ResponderExcluir
  3. "Uma igreja que é cabeça e não cauda" não me parece refletir uma forma muito protestante, muito menos reformada, muito menos presbiteriana, de se analisar a questão. Em tempos de neo-baboseiras teológicas aos montes a cada esquina, em que a maioria das denominações joga no lixo a credibilidade do rótulo "evangélico", seria bom evitar confusão com os charlatães e "apóstolos" de plantão. E não se trata apenas de aparências, mas de conteúdo das palavras mesmo...

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Se todos preucupace em horar o mundo seria melhor estaríamos ligado com Deus todos os dia. O horaçao e a lavanca do crente que nao hora não é crente em Deus.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...