quinta-feira, 12 de junho de 2008

Alunos Dedicados do Curso de Hermenêutica Bíblica
Realizado na Igreja Presbiteriana do Jacintinho, Maceió-Al. Pelo Presbitero Taciano Cassimiro


Crescei na Graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo(2Pedro 3.18)
Queridos leitores e leitoras! O que significa crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo?
Quando se formou a primeira Comunidade Cristã, os seus membros tiveram muita atenção para com o crescimento na vida de fé. O crescimento espiritual consistia em 4 partes. Lemos no livro de Atos 2.42: "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações".
Crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor significa meditar constantemente na palavra de Deus. Se nossos corações e mentes não são regados diariamente pelo meditar da palavra, também não há crescimento na fé e na prática do amor e do perdão. Pois como diz o Apóstolo Paulo em Romanos 10.17: "... a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo".
Crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo significa buscar e viver a comunhão. A fé vivida em quatro paredes atrofia. Muitas vezes ouço pessoas que dizem: "Pastor, eu não preciso ir a igreja. Eu faço minhas orações em casa. Eu busco Deus na natureza...". A sabedoria do salmista nos diz: "Como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido como se eles fossem irmãos" (Sl. 133.1). Pois é na comunhão e no convívio com irmãos e irmãs que dores e problemas são mais facilmente superados e o amor, a solidariedade, o perdão e a reconciliação ensaiados. Se a fé pudesse crescer e evoluir no isolamento e na individualidade será que Jesus teria chamado discípulos? Será que o Apóstolo Paulo teria se engajado tanto para formar comunidades?
Crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor significa partilhar o pão. E não existe partir do pão sem comunhão. Na comunhão de mesa, com nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, recebemos, no partir do pão, a dádiva do perdão que nos ajuda a ensaiar diariamente a reconciliação e a partilhar as bênçãos com outros irmãos e irmãs. No partir do pão é lembrado o que Jesus disse: "Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância (João 10.10)".
Crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor significa viver uma vida dedicada à oração. Em Mateus 6.6 é apontada a oração a sós com o Mestre: "Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai que está em secreto; e teu pai que vê em secreto, te recompensará".Em Atos 12.12 fala-se das orações em conjunto: "... muitas pessoas estavam congregadas e oravam".
Crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor significa, portanto, perseverar na Palavra de Deus, na comunhão, no partir do pão e na oração.
Ó Deus da vida, ajuda-nos a crescer na graça e no conhecimento que nos permite viver diariamente, numa verdadeira comunhão na comunidade e na sociedade, o amor que vem das mãos do teu Filho Jesus Cristo.

Um comentário:

  1. Olá! Taciano!
    Sou Veronilton (Ton) de Monteiro-PB e agora seguidor deste blog. Um barato! Gostei! Paz e bem!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...