terça-feira, 5 de agosto de 2008

Monergismo.com – “Ao Senhor pertence a salvação” (Jonas 2:9)
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Deus não Odiou Esaú antes deste nascer?
Gary North
Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto1

Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito
bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a
eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por
aquele que chama), 12 Foi-lhe dito a ela: O maior servirá o
menor. 13 Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.
(Romanos 9:11-13)
Deus profetizou para Rebeca o futuro dos seus dois filhos. Esaú
serviria a Jacó. Paulo é claro: Deus pronunciou esse julgamento contra Esaú, o
irmão mais velho, antes dos dois filhos nascerem ou terem feito algum mal.
O texto significa precisamente o que diz, que é o motivo de perturbar
tantos cristãos. Eles pulam para uma falsa conclusão: “Esaú nunca teve uma
chance. Todavia, o texto diz que Deus o odiou. Isso não é justo para Deus.
Deus é justo, então o texto não pode significar o que diz. Ele deve significar
outra coisa.”
Paulo sabia que isso era o que as pessoas diriam, de forma que
imediatamente faz uma pergunta retórica que faz sentido apenas se o ódio de
Deus por Esaú começou antes de Esaú ter feito o bem ou o mal: “Que
diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.”
Paulo então passa a falar de Faraó em termos similares, conforme registrado
no Livro de Êxodo.
Paulo estava citando Malaquias 1:2-4. No versículo 3 lemos que Deus
até mesmo condenou todos os herdeiros de Esaú, Edom: “E odiei a Esaú; e
fiz dos seus montes uma desolação, e dei a sua herança aos chacais do
deserto…”.
1 E-mail para contato: felipe@monergismo.com. Traduzido em junho/2008.
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Resposta Questionável
“Na verdade Deus não condenou Esaú antes dele e seu
irmão nascer. Ele condenou Esaú porque previu os
pecados que este cometeria mais tarde. Assim, Deus não é
injusto. Esaú caiu por seus próprios pecados.”
Minha Resposta: Mas o texto é específico. Deus condenou Esaú antes
dele ter feito algum mal. O texto não menciona os atos futuros de Esaú. O
ponto é: todos os homens estão condenados automaticamente antes de nascerem. Isso é o
que a doutrina do pecado original significa. Esaú era um filho do rebelde
Adão, assim como o restante de todos nós, e era, portanto, inerentemente mal
e odiado por Deus, assim como todos nós, antes de ter feito algo moral ou
imoral. O fato maravilhoso não é que Deus odiou Esaú. O fato maravilhoso é que
Deus amou Jacó!
Deus não disse a Rebeca que o irmão mais velho serviria ao mais novo?
Esaú poderia ter vivido uma vida piedosa e revertido essa promessa? Isaque
pensava que sim, e estava pronto para dar a bênção a Esaú (Gênesis 27:4).
Mas Isaque estava errado; Deus tornou possível que Jacó recebesse a bênção,
a despeito do ato de rebelião do seu pai (Gênesis 27:6-29).
Esaú era impotente? Sim. Era inevitável que Jacó recebesse a bênção?
Isso é o que Deus disse a Rebeca (Gênesis 25:23). Poderia ela confiar na
promessa de Deus? Totalmente! Esaú tinha chance de sobrepujar a promessa
de Deus? Nenhuma. Pergunta: Existe algum significado para a palavra “chance” no
plano de Deus?
Para estudo adicional: Sl. 5:5; 11:5; Rm. 11:7-
10; Ef. 2:3; Hb. 12:16-17.
Fonte: 75 Bible Questions Your Instructors Pray
You Won’t Ask, Gary North, (Institute for

Christian Economics, 1988), p. 17-18.

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