terça-feira, 5 de agosto de 2008

O que a Palavra de Deus ensina sobre eleição?

por

Don Fortner



Não há nenhuma dúvida sobre o fato de a Bíblia ensinar a bendita doutrina evangélica da soberania de Deus na eleição eterna de alguns para a salvação antes de começar o mundo. Os que dizem:“A Bíblia não ensina a doutrina da eleição”, ou são totalmente ignorantes da Bíblia ou expressamente desonestos. Ouça a Palavra de Deus.

João 15:16: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda”.

Efésios 1:3-6: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo, como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade, e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado”.

2 Tessalonicenses 2:13-14: “Mas devemos sempre dar graças a Deus, por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito e fé da verdade, para o que, pelo nosso evangelho, vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo”.


Não há dúvida de que a Bíblia ensina essa doutrina evangélica da eleição, doutrina que honra a Deus e encoraja a alma. A única resposta a ser oferecida é: O QUE A PALAVRA DE DEUS ENSINA SOBRE A ELEIÇÃO? Aqui estão onze verdades expressamente ensinadas na Palavra de Deus sobre a eleição.

1. A eleição é “EM CRISTO”. Não menos que catorze vezes, nos primeiros catorze versículos do primeiro capítulo de Efésios, o Espírito Santo expressamente nos diz que todo benefício e benção da graça que chega aos pecadores da parte de Deus, é em Cristo.

2. A eleição é “PARA SALVAÇÃO”. Certamente, há um sentido no qual deve ser dido que os eleitos de Deus foram salvos na eternidade (Romanos 8:29); mas nunca devemos ser enganados pelo pensamento de que a eleição é a salvação. A eleição é para a salvação; ela não é, como alguns ensinam, para o “serviço cristão”. A eleição é para a salvação.

3. Eleição é um ato de pura e absoluta SOBERANIA DIVINA. Deus tem misericórdia de quem quer (Romanos 9:11-18). Ele não foi movido por algo fora de si mesmo para escolher as pessoas que decidiu salvar.

4. A eleição aconteceu na ETERNIDADE. Deus não escolheu seu povo no tempo, mas na eternidade, antes de começar o tempo. Ele nos escolheu antes da fundação do mundo, no princípio, quando nada existia exceto o próprio Deus na triunidade da eterna Deidade.

5. A fonte e causa da eleição é o AMOR eterno de Deus por seu povo. Ele nos amou livremente, desde toda a eternidade, antes mesmo de a terra ter sido criada. Nosso amor por ele não é a causa do seu amor para conosco, mas o resultado (Jeremias 31:3; 1 João 4:19).

6. A eleição de Deus foi um ato de graça livre e INCONDICIONAL. A graça sempre é livre e incondicional. No momento em que se impõe uma condição, ela deixa de ser graça. Dizer que Deus nos escolhe por causa de algo que ele previu em nós, ou de algo que ele previu que escolheríamos fazer, é anular a graça de Deus e torná-la a recompensa por nossas obras (Romanos. 11:6).

7. Eleição é a escolha PESSOAL de Deus de pecadores específicos para a vida eterna em Cristo. Aqui há uma doce cordialidade da graça que nunca cessará de impressionar e regozijar o coração dos pecadores crentes: o Senhor Deus me escolheu para a salvação eterna em Cristo por ter me amado com amor eterno e incondicional!

8. A eleição é IRREVERSÍVEL. “Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento” (Romanos 11:29). Os escolhidos para a salvação na eternidade não terão sua eleição cancelada no tempo!

9. A eleição é EFICAZ. Não há possibilidade de algum dos eleitos de Deus perecer (2 Timóteo 2:19).

10. A eleição é DIFERENCIADORA. Falar de amor universal de Deus para com homens réprobos é falar tolices. Leia Isaías 43:1-4!

11. A eleição é BENDITA, pois ela é a causa de toda bênção (Salmos 65:4; Efésios 1:3-6).


AMÉM.


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 16 de Setembro de 2005.

Este artigo é parte integrante do portal http://www.monergismo.com/. Exerça seu Cristianismo: se vai usar nosso material, cite o autor, o tradutor (quando for o caso), a editora (quando for o caso) e o nosso endereço. Contudo, ao invés de copiar o artigo, preferimos que seja feito apenas um link para o mesmo, exceto quando em circulações via e-mail.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Monergism/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela / Spurgeon em Espanhol / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...