terça-feira, 5 de agosto de 2008

Poucos são Escolhidos, Parte 2

por

Vincent Cheung

Ao considerar nossa questão, é importante descartar imediatamente alguns dos populares, porém vazios, argumentos. Por exemplo, é comum argumentar que o número dos salvos será certamente muito maior do que o número de não-salvos, pois Deus certamente agarrará a “vitória” no final; isto é, Ele nunca “perderá” para Satanás na batalha entre o bem e o mal, e sobre as almas humanas. Alguns dos mais proeminentes teólogos reformados do passado e do presente têm argumentado desta forma.

Mas este argumento é tolo — é arbitrário e auto-destrutivo. É arbitrário porque ele assume que “vitória” nesta situação é determinada por número, mas eles falham em produzir evidência bíblica ou qualquer tipo de suporte racional usando esta premissa ou padrão. Então, o argumento é auto-destrutivo, pois se formos determinar “vitória” por números absolutos, então, se uma pessoa acaba no inferno, isto necessariamente significaria que Deus fracassou em obter uma vitória total sobre Satanás e o mal. Mas muitas pessoas já estão no inferno!

Embora isto seja usado por mais do que uns poucos teólogos reformados, este argumento carrega certo sabor dualístico nele — isto é, implica que Satanás é uma força do mal poderosa com quem até mesmo Deus deve contender, que Deus ganhará alguns e perderá alguns, mas que no final, Ele ganhará mais do que perderá. Que visão patética de Deus! Que entendimento anti-escriturístico da história redentora! Quando um calvinista está usando este argumento (ou qualquer outro como este sobre qualquer outro assunto), ele está sendo inconsistente com suas próprias crenças sadias e bíblicas.

Agora, aqueles que acabam no céu são salvos porque Deus pré-determinou a sua salvação, e aqueles que terminam no inferno são condenados porque Deus pré-determinou sua condenação. Assim, como Deus poderia “perder”, quando todos aqueles que terminarão no inferno estão ali somente porque o próprio Deus pré-determinou enviá-los para lá?

Deus poderia “perder” somente se o que Ele pré-determinou que acontecesse falhasse em acontecer, ou se o que Ele não pré-determinou que acontecesse ainda assim acontecesse de qualquer jeito. Por exemplo, se alguns daqueles a quem Deus escolheu para salvação falhassem em serem salvos e terminassem no inferno, então poderíamos dizer que Deus perdeu; ou, se alguns daqueles a quem Deus escolheu para condenação de alguma forma terminassem no céu, então Deus também perderia. Mas é claramente estúpido dizer que Deus perderá se mais pessoas terminarem no inferno do que no céu, se isto é exatamente o que Ele quer, até mesmo porque isto é o que Ele pré-determinou que acontecesse. De fato, se Deus tivesse decidido que todo pecador deveria terminar no inferno, então poderíamos dizer que Ele perderia mesmo que uma só pessoa conseguisse entrar no céu.

Assim, a questão de que se mais pessoas terminarão no céu ou no inferno não tem, em si mesma, relevância direta para com a questão se Deus “ganha” ou “perde”; mas se o que acontece é exatamente o que Deus pré-determinou que acontecesse, então Ele ganha.


[Leia a parte I]

[Leia a parte III]



Nota sobre o autor: Vincent Cheung é o presidente da Reformation Ministries International [Ministério Reformado Internacional]. Ele é o autor de mais de vinte livros e centenas de palestras sobre uma vasta gama de tópicos na teologia, filosofia, apologética e espiritualidade. Através dos seus livros e palestras, ele está treinando cristãos para entender, proclamar, defender e praticar a cosmovisão bíblica como um sistema de pensamento compreensivo e coerente, revelado por Deus na Escritura. Ele e sua esposa, Denise, residem em Boston, Massachusetts. http://www.rmiweb.org/


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 09 de Abril de 2005.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...