quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Mensagem proferida por Miss. Taciano Cassimiro em Arapiraca-AL 16.09.08

Tema: Clamando ao Senhor em meio à calamidade.
Texto: SALMO 130

1 DAS profundezas a ti clamo, ó SENHOR.
2 Senhor, escuta a minha voz; sejam os teus ouvidos atentos à voz das minhas súplicas.
3 Se tu, SENHOR, observares as iniqüidades, Senhor, quem subsistirá?
4 Mas contigo está o perdão, para que sejas temido.
5 Aguardo ao SENHOR; a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra.
6 A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pela manhã, mais do que aqueles que guardam pela manhã.
7 Espere Israel no SENHOR, porque no SENHOR há misericórdia, e nele há abundante redenção.
8 E ele remirá a Israel de todas as suas iniqüidades.
Exórdio:

Os Salmos 120 a 134 formavam um hinário utilizado pelos peregrinos que subiam para Jerusalém na comemoração das festas anuais de Páscoa, Pentecostes e Tabernáculos.

Este Salmo é um verdadeiro lamento de uma alma que sofre as agruras da vida e suas conseqüências. Ha expressão “ Das Profundezas “ indica que era grande o problema existencial do salmista, e que o mesmo percebe que só em Deus é possível vencer as dificuldades da vida.

Este Salmo serve-nos de estimulo para orarmos ao Senhor , e continuarmos fiés independentemente das circunstancias. E também nos ensina a esperar sempre no Senhor.


I. Na calamidade reconhecemos nosso pecado v.3.

A grandeza do homem está em ele se reconhecer como miserável. Uma árvore não se dá conta da sua miséria.
Blaise Pascal

II. Na calamidade reconhecemos que precisamos de perdão v.4,8.

"Contrariedade - O homem é naturalmente crédulo, incrédulo, tímido, temerário."

III. Na calamidade ansiamos pela presença de Deus v.6.

Lc 15:17 E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!
18 Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;

IV. Na calamidade aprendemos que devemos esperar pelo Senhor v.7

Is 49: 23 E os reis serão os teus aios, e as suas rainhas as tuas amas; diante de ti se inclinarão com o rosto em terra, e lamberão o pó dos teus pés; e saberás que eu sou o SENHOR, que os que confiam em mim não serão confundidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...