terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Tema: AMOR A BASE DE TUDO
Texto: I Co 13.1-3.
Pregado na Igreja Presbiteriana do Jacintinho em 2006
por Taciano Cassimiro

“... limites de pedra não podem conter o amor, e o que o amor pode fazer, isso o amor ousa tentar”. W. Shakespeare.

Apresentação

Dentre todos os sentimentos o maior deles é o amor. O amor foi à base do ministério de Jesus. Suas palavras, seus gestos e suas ações foram demonstrações de amor.
Os apóstolos de Cristo em particular Paulo e João nos apresentaram em suas cartas como o amor deve ser sentido, e vivido na comunidade cristã.

Nessa mensagem invocamos as palavras de Paulo na primeira carta aos corintios capitulo 13, para refletirmos um pouco acerca desse assunto muito relevante para nós, uma vez que as comunidades cristãs têm sido solapadas por guerras das mais diversas, estou me referindo ao egoísmo, invejas, pelejas e murmurações no nosso meio, dando-nos provas de que em nossa jornada precisamos amadurecer.
Precisamos aprender a amar os nossos irmãos e o próximo como a nós mesmos, pois Deus é Amor.

Palavra chave: Amor

Definições:

Ágape - amor de Deus ( incondicional ).
Eros - amor de marido e mulher ( intimidade ).
Philos - amor de amigos ( consideração ).
Genos - amor de pai e mãe ( carinho ).

I. A Cidade de Corinto

A Cidade de Corinto - Localizada no estreito istmo entre os mares Egeu e Adriático , Corinto era uma cidade portuária e um rico centro comercial. Navios que quisessem evitar a perigosa viagem de contorno da parte meridional da península grega eram arrastados ao longo do istmo. A cidade ostentava um teatro ao ar livre com capacidade para 20.000 espectadores; os jogos atléticos ( chamados jogos istmos ) só perdiam em importância para os Jogos Olímpicos; Corinto possuía uma população que incluía gregos, romanos e orientais e exibia, com orgulho, o templo de Afrodite, com suas 1.000 prostitutas. A condição moral de Corinto é vividamente percebida no fato de que o termo grego “ Korintianizomai “ ( lit. agir como um Coríntio ) adquiriu o sentido de “ cometer fornicação “. Havia tavernas na parte sul do mercado, e muitos utensílios usados para bebidas alcoólicas foram recuperados quando tais bases foram escavadas. Corinto era notória por tudo que era pecaminoso.


II. A Carta aos Corintios ( Escrita em 56 D.c na cidade de Éfeso ).

Corinto, uma igreja carismática I Co 1.7.
Corinto, igreja com sérios problemas no que diz respeito à unidade que estava ameaçada I Co 1.12.
Corinto, igreja com problemas de imoralidade I Co 1.1-13.
Corinto, igreja com problemas litúrgicos ( Uso do Véu e Ceia do Senhor ), I Co 11.1-34.
Corinto, igreja com dificuldades carismáticas I Co Cap 12, 13 e 14.
Corinto, igreja que não tinha aprendido o significado do amor, e como, o mesmo é essencial na comunidade do povo de Deus.

Foi nesse contexto histórico e existencial que a Carta aos Corintios fora escrita. Afirmo que o tema principal dessa "Carta é o Amor", pois quem somos nós sem amor?
Tudo que fizermos sem amor não passará de esterco, lixo e obras sem significado e significação não terá expressão nenhuma. Porém com amor tudo que fizermos será manifestação do amor de Deus em nossas vidas Rm 5. 5.

III. A Banalização do Amor

Pessoas que mal se conhecem vão para o motel e dizem que fizeram amor.
Irmãos que mau se falam, PELO FATO DE um não IR com a cara do outro, se abraçam no momento do culto e dizem que se amam e ao termino do mesmo, é “ Tu pra lá e Eu pra cá “.
Frases de amor são ditas em momentos litúrgicos que manifestam “ amor, compreensão, reciprocidade e verdadeiro espírito cristão “ , porém não passam de simples verbalização de uma verdade que deveria ser vivida e sentida por nós.

A Palavra amor hoje é uma palavra qualquer, porém amor na Bíblia, é palavra que revela o Deus Todo Poderoso se manifestando na história humana “ porque Deus amou o mundo”.
Nós os Cristãos precisamos resgatar o verdadeiro amor em nossas comunidades, devemos falar, nos mover, nos abraçar e cumprimentar-nos com amor de Deus que foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo.


IV. O que deveria ser por amor é obrigação.

Observe as respostas:

Por que você não bebe? Resp. Porque a igreja proíbe.
Por que você não usa mini saia? Resp. Porque o Pastor não deixa.
Por que você não joga na Mega Sena? Resp. Porque a igreja disse que o crente não pode fazê-lo.

E O AMOR A DEUS?

O amor a Deus deve ser a base de nossas ações, decisões e motivações.

V. A Superioridade do Amor.

I Co 13.1-3.

Superior às línguas dos anjos (ainda que exista).

Superior às línguas humanas. Mesmo que tenhamos conhecimento de várias línguas humanas, aponto de sermos chamados de poliglotas, sem amor não passaremos de linguarudos.

Superior a toda ciência. Mesmo possuindo conhecimento cientifico nas mais diferentes áreas, a ponto de sermos referencia mundial, sem amor não passaremos de contentores de grande saber e nada mais.

Superior a Fé. Mesmo que nossa fé seja como a de Abraão Pai da fé, sem amor não passará de um pensamento positivo.

Superior aos atos de caridade. Ainda que sejamos superiores em obras de caridade a ponto de superarmos a Madre Teresa de Calcutá, sem amor nada seriamos ou seremos.

Superior ao martírio. Ainda que sejamos serrados ao meio, queimados na fogueira, lançados na arena para sermos devorados por Leões, ou como, Maximilan Coube sacerdote católico que deu sua vida para salvar companheiros de prisão na segunda guerra mundial, sem amor será sacrifico de tolo.


Aplicação Final

Que o amor seja à base de nossa fé.

Que o amor seja à base de nosso relacionamento familiar.

Que o amor seja à base de nossos abraços, choros, risos e até mesmo de nossa tristeza, pois muitas vezes ficamos tristes por amor.

Que o amor seja à base de nosso relacionamento na comunidade do povo de Deus, ou seja, da Igreja.

Que o amor seja à base de nossas emoções, palavras e ações.


O Amor nos faz SER gente boa, do bem, da paz, da vida, da felicidade. o Amor de Deus nos tornou seus filhos. Logo, devemos amar a Deus e ao próximo como a nós mesmos.
Em Cristo,
Missionário, Taciano
Arapiraca-AL 10 de fevereiro de 2009

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...