sábado, 14 de março de 2009


Tomé Estava em Crise de Fé
Texto: João 20.19-29
Por Taciano Cassimiro
Pregado na Igreja Presbiteriana de Arapiraca/AL em 2008

Você já esteve em crise de fé? Acredito que sim. Não é possivel está por cima o tempo todo. Não existe estabilidade plena de energia psiquica. Ninguém é emocionalmente estatico. Tomé estava dentro desse mesmo contexto do qual todos nós estamos.

Tomé era testemunha ocular dos ensinos, dos sermões, dos milagres mais diversos operados por Jesus. Ele simplesmente era um discipulo corajoso, disposto e leal ao seu Senhor. Estava pronto e decido a morrer por causa Dele " ...Então, Tomé, chamado Didimo, disse aos condiscipulos: vamos também nós´para morrermos com ele" Jo 11.16. Que homem fantastico era Tomé. Todo pastor que ter um membro de Igreja com essas qualidades e disposição.

O interessante é que geralmente as pessoas só são valorizadas e aceitas quando apresentam as caracteristicas apresentadas e presentes em Tomé.

Imagine se nesse momento um membro de sua igreja entrasse na mesma, e declarasse - pastor ou igreja, eu não creio mais, eu não acredito na ressurreição, estou cansado de tantas promessas e, de nada ver além de palavras.

Imagine o choque que a igreja, o pastor e quem mais estivesse presente teria. Foi justamente isso que aconteceu com Tomé. Ele chegou diante do colégio apostolico e simplesmente soltou o verbo ( tristeza, duvida). O homem corajoso, fiel, disposto a morrer por seu Senhor, teve seus dias dificeis em que sua fé não era mais a mesma.

Três pontos interessantes da vida de Tomé :

1. Em Sua Crise Ele Preferiu Ficar Sozinho.

Enquanto os discipulos estavam reunidos, na benção, na glória, no aleluia. Tomé estava sozinho por opção. El não queria naquele momento contato com os irmãos da caminhada que até aquele momento havia percorrido juntos.

As vezes nos encontramos nesta mesma situação. Não queremos falar com ninguém. Nosso desejo é só de ficar sozinho.

Os momentos de Crises nos desperta tal sentimento. Tais momentos nos empurra para o isolacionismo, individualismo e outros ismos.

Os discipulos foram abençoados por Jesus que apareceu naquela reunião e ministrou-lhes uma palavra " Paz Seja Convosco", que palavra, que consolo, que frase de efeito a ponto de transformar discipulos que estavam morrendo de medo dos judeus, em testemunhas da RESSURRREIÇÃO DO CRISTO. E o interessante , talvez assustador ,é, que Tomé o discipulo corajoso, fiel, disposto e abnegado perdeu tudo isso. Motivo? Em Sua Crise de Fé Ele pPreferiu Ficar Sozinho. Longe dos irmãos, da Igreja, do convivio com os santos. Muitos de nossos irmãos tomam a mesma decisão nos momentos de crise.

Quando Você estiver em crise procure o pastor, a igreja, os santos. Não fique sozinho!

2. Em Sua Crise Ele Duvidou da Verdade.

Que verdade? A Verdade de Deus. A Verdade da Ressurreição.

Crise é marcada por duvidas as mais diversas. Tomé tinha verdades diante dele. Quais eram suas verdades? Perseguido pelos judeus, por Roma, o seu mestre pra " ele" não tinha ressuscitado. Promessas, promessas, promessas, palavras e nada mais. Essa era a sua verdade. Onde estava Jesus? no sepulcro.

Tomé estava em maus lençóis!

Quando alguém está em crise de fé. A duvida é sua principal companheira. Facilmente duvidamos das promessas de Deus, e achamos até que tudo acabou e que a única opção que nos resta é larga tudo, jogar tudo para o ar ,e refazermos nossas vidas dentro de uma nova perspectiva. Ainda que esta perspectiva ,seja, meramente humana, embasada em um momento dificil, de desequilibrio emocional e espiritual.

Nessa experiência Tomé não está sozinho. Somos vitimas muitas vezes desta situação. Entretanto, a verdade de Deus sempre prevalece sobre nossas limitações, questionamentos e desequlibrio seja ele qual for. A verdade de Deus sempre vem a tona. Para desestabilizar nossas duvidas e nos fazer ver, acreditar,e sentir em meio ao temporal, em meio a escuridão de nossos olhos ,e, em meio a falta de sensibilidade de nossas almas, que Ele é fiel, e que sua verdade é a que nos faz viver e vencer nossas duvidas, e os demais problemas de nossas vidas.

A duvida de Tomé foi vencida pela aparição do mestre. Agora, Tomé não estava mais só. Ele estava com os irmãos reunidos, e foi justamente nessa hora que Jeus fez o milagre em sua vida. Tomé voltou a ser crente, eis, a sua confissão " ..Senhor meu e Deus meu!" exclamou Tomé.

Suas duvidas serão vencidas no ambiente da igreja, no convivio com os santos. É nesse contexto que Cristo vai se revelar pra VOCÊ mediante sua palavra. Fazendo tua alma triunfar sobre a duvida.

Deixe que a verdade de Deus ( A Palavra de Deus ) faça a diferença em sua vida, e que a mesma seja lâmpada para os seus pés e luz para o seu caminho.

3. Em Sua Crise de Fé Ele Foi Corajoso

Corajoso pra falar o que sentia, o que carregava dentro do peito, da alma. Tomé era um cara arretado, como se diz no nordeste. As pessoas param pra falar mau de Tomé. Hoje, ele é o simbolo maior da incredulidade. Entretanto, poucos sabem quem realmente foi Tomé. Era ele um homem de Deus, um discipulo, um crente fiel. A crise que ele atravessou não o faz menos crente, que eu, ou você. Até porquê quem nunca passou por um momento de crise em sua espiritualidade? Ninguém.

Tomé tinha coragem de colocar pra fora, de ser verdadeiro, de se expor. Tomé não usava mascaras. O que me chama atenção é que o texto não diz em momento algum, se os discipulos foram, ou não, a procura de Tomé para conduzi-lo ao covivio dos discipulos. Provavelmente não foram. por quê? dizer na igreja que está fraco assusta, incomoda os irmãos, é assinar o atestado de crente vazio.

Geralmente quando se faz a pergunta na igreja " quem está fraco ou triste, e alguém responde com um amém". Logo, se escuta rapidinho, " O SANGUE DE CRISTO TEM PODER ", como se o crente não pudesse ficar triste, com raiva, com duvidas ou cansaço na alma.

Ha igreja em particular precisa aprender a tratar seus filhos em crise. Precisa visita-los, ampara-los. Chega de hipocrisia, chega da sindrome do super-crente. Ninguém está por cima o tempo todo. Todo mundo tem problemas que mais cedo ou mais tarde irão estourar. Os problemas nunca vão desaparecer nesta sinuosa e bela existencia. Os problemas existem para serem resolvidos. Para se extrair lições deles. Igreja deve ser o lugar onde devemos ser tratados e curados.

Quando Tomé colocou pra fora o que estava lhe incomodando. Jesus o tratou. Ele não foi lançado fora, foi restaurado por Jesus. Sua atitude humanamente falando foi uma loucura, um ato de desespero. Para Jesus foi a oportunidade de trata-lo, de Curar a alma de Tomé, que se encontrava cansada, enferma e conturbada. Em nenhum momento, Tomé deixou de ser bem-aventurado, o texto biblico não afirma isso em nenhum momento. Tenho certeza que Tomé se em caixa em alguma das bem aventuraças do monte.

Conclusão

Nos momentos de crise não fique só procure a igreja, o pastor. Em crise procure não duvidar da Palavra de Deus. Creia em Deus e em sua Palavra independente de qualquer coisa. Caso você, seja tomado pela duvida, descrença, isolacionismo ou individualismo. Seja corajoso, abra seu coração, sua alma e seja tratado por Jesus.

Um comentário:

  1. Gostei de sua pregação.Me senti confortado e abençoado por Deus. Que o Senhor Jesus continue te iluminando!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...