sábado, 22 de janeiro de 2011

Meu amigo Nietzsche

Friedrich Wilhelm Nietzsche (Röcken, 15 de Outubro de 1844 — Weimar, 25 de Agosto de 1900) foi um influente filósofo alemão do século XIX.

Friedrich Nietzsche nasceu numa família luterana em 1844, sendo destinado a ser pastor como seu pai, que morre jovem em 1849 aos 36 anos, junto com seu avô (também pastor luterano). Entretanto, Nietzsche perde a fé durante sua adolescência, e os seus estudos de filologia afastam-no da tentação teológica: "Um outro sinal distintivo dos teólogos é a sua incapacidade filológica. Entendo aqui por filologia "(...) a arte de bem ler – de saber distinguir os factos, sem estar a falseá-los por interpretações, sem perder, no desejo de compreender, a precaução, a paciência e a finesse."


Seus escritos revelam um grande poder de raciocínio, como:

  • A Gaia Ciência, no terceiro capítulo deste livro é lançado o famoso diagnóstico nietzschiano: "Deus está morto. Deus continua morto. E fomos nós que o matamos", proferido pelo Homem Louco em meio aos mercadores ímpios.
  • Assim Falou Zaratustra, um livro para todos e para ninguém.
  • Além do Bem e do Mal, prelúdio a uma filosofia do futuro.
  • O Anticristo.
  • Ecce Homo, como se tornar aquilo que é.
  • Quando Nietzsche Chorou.

Bom, meu interesse aqui é revelar o quanto admiro Nietzsche e seus escritos, e até confesso, caso não fosse Cristão, provavelmente, seria um discípulo de carteirinha do filosofo alemão. Contudo, Nietzsche para mim, não passou de um grande pensador, que não conseguiu compreender a grandeza da revelação de Deus, seja ela, por meio da natureza, da Bíblia ou de Jesus Cristo. A declaração de Nietzsche " Deus está morto " não revela sua sabedoria , mas sua ignorância e incapacidade de ver além dos olhos e da inteligência natural.


Ele afirma "Para mim o ateísmo não é nem uma conseqüência, nem mesmo um fato novo: existe comigo por instinto" (Ecce Homo, pt.II, af.1), o pensamento de Nietzsche é absolutamente contrário a reveleção de Deus e a experiência humana. Não é preciso ser filosofo ou cristão, para concluir, que o pensamento de João Calvino, quando diz, que o homem possui o " senso do divino " é mais que verdadeiro, bíblico, razoável e sábio que o pensamento de Nietzsche. É só estudar a história das grandes civilizações do passado e perceberá que independentemente de qualquer instrução religiosa o homem foi manifestando esse senso do divino, dando provas históricas de que o homem é " um ser religioso e não ateu por natureza". O testemunho das Escrituras Sagradas é de que, o néscio é que diz, " não há Deus ‘ Salmo 14.

Nietzsche muitas vezes é incompreensível em seus escritos, conceitos e até mesmo o foi em sua vida. Entre as loucuras de Nietzsche, e a verdade das Escrituras, fico com as Escrituras que é a revelação de Deus para nós.Tudo que o filosofo Nietzsche escreveu ou falou, já estava predito nas Escrituras, que só os loucos diriam coisas semelhantes às de Nietzsche e o próprio reconhecia isso, pois, é dele a seguinte frase "Se minhas loucuras tivessem explicações, não seriam loucuras."


Não conheci Nietzsche pessoalmente, não apertei sua mão, e nunca lhe dei um bom dia. Quando ele morreu em Weimar, 25 de Agosto de 1900, eu nem era nascido. No entanto li seus escritos, e me considero amigo do filosofo no que diz respeito a paixão pela busca do saber e da verdade, e até compartilho com ele a desconfiança nos idealistas
"O idealista é incorrigível: se é expulso do seu céu, faz um ideal do seu inferno". Geralmente estaremos sempre em pólos diferentes.

Depois de você ter lido estas linhas, provavelmente você chegou a conclusão de que, Eu não sou tão amigo a sim de Nietzsche.


Miss. Taciano Cassimiro

2 comentários:

  1. Bom, meu camarada, analisando a linguagem humana, você perceberá que a verdade não existe. E que a bíblia (por mais que tenham dado à ela um tom de verdade una e de sagrada)não deixa de ser uma escritura e uma interpretação do mundo feita a partir de um olhar humano. Acreditando que o olhar humano é falho e pessoal, a verdade nunca será possível de ser mostrada. Nem os esquemas lógicos matemáticos possuem verdade una. Nietzsche veio para derrubar a metafísica e a tradição filosófica. O homem não é nem ateu por natureza, nem divino por natureza, ele somente nasce com uma pré-disposição racional à questionamentos. A partir da experiência e de certas cargas genéticas, o homem escolhe ou não se vai acreditar no que lhe mostrarem. A religião dá muitas respostas ao homem que o limitam, porém, são lindas - às vezes - manifestações socio-culturais.

    ResponderExcluir
  2. Duas considerações:em primeiro lugar sempre admirarei o estilo de escrever de Nietzsche. Em segundo lugar, será que o deus que Nietzsche anunciou a morte era o Deus de Abrão,de Isaque e de Jacó?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...