quarta-feira, 18 de maio de 2011

Como Andar Em Meio a Uma Geração Corrupta ?

Por
Taciano Cassimiro

Todos os dias nos deparamos com noticias onde a maldade humana é retratada, o espírito anti-religioso pra não dizer contra-Cristo é crescente. Violência, violência e violência é o grito mais conhecido. Nossa geração é marcada pelo consumo das mais variadas drogas que para consegui-las são capazes de matar trabalhadores, homens de bem e também o pai e mãe. Nas palavras de Paulo esta é " uma geração pervertida e corrupta " e sem duvida alguma o profeta Jeremias bradaria " coisas horrendas andam fazendo na terra ".

Dias de Noé?

Noé (  descanso ) era filho de Lameque da descendência de Sete filho de Adão e Eva ( Gn 4.25 ). De Sete surgiu uma linhagem piedosa, com o nascimento de Enos filho de Sete o nome do Senhor começou a ser invocado ( Gn 4.26 ). Portanto Noé era de uma familia que desde o inicio encontrava a razão de ser e existir em Deus.

Porém, nos dias de Noé propriamente dito a situação era bastante complicada. A sociedade de seus dias era maldosa, e essa maldade crescia de forma assombrosa, era continuamente assustadora. Os princípios morais foram abandonados, a sociedade era um verdadeiro caos. O coração humano ( intimo ) era continuamente mal, as intenções do coração humano não satisfazia a justiça e vontade de Deus. No campo da religião entendendo o conceito como " religar ", na verdade  estavam todos desligados, mergulhados em práticas idolatricas, tinham abandonado o Deus vivo e verdadeiro. Diante desse quadro Deus se entristeceu ( Gn 6.6 ) e decidiu dar cabo a existência humana ( Gn 6.7 ). Porém, em meio a tantas maldades, desvios os mais diversos existia um homem de nome Noé e este " achou graça diante do Senhor ".

Por quê ? Como ? O que ele fez pra que isso acontecesse?

A resposta está na forma como " ELE ANDOU ".

E como Noé andou ?

1. Noé andou de forma justa

Mesmo vivendo em meio a uma geração corrupta na qual seus amigos e parentes foram seduzidos pelos prazeres a disposição. Noé andou de forma justa, andou dessa forma porque a Bíblia deixa bem claro em Hebreus 11.7 que era temente a Deus, seu temor, seu desejo de obedecer, a graça de Deus sobre ele o ajudou a caminhar de forma justa. Noé era um modelo para sua geração, exemplo a ser seguido, exemplo que foi desprezado por seus contemporâneos que insistiram na maldade de seus corações e práticas. Poderia Noé ser injusto aproveitando os maus exemplos, mais preferiu andar e justiça e alcançar o favor divino.

Quanto a nós que vivemos em uma geração semelhante devemos andar em justiça, de forma digna, seguindo os mandamentos de Deus.

O apostolo Paulo escreveu em Filipenses 2.15-16 "

Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;
Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão ".

2. Noé andou em integridade

É uma exigência de Deus vivermos separados do mundo. E Noé soube viver dessa forma, em meio a uma geração corrupta caminhou de forma integra. Noé não estava embaraçado com as coisas desta vida, de forma inteira ele estava firme em Deus e em seus padrões. Noé caminhou em integridade, sem hipocrisia, sem máscara, sem cera. E Deus lhe foi gracioso e lhe concedeu a salvação de sua família.

Precisamos e devemos ser íntegros, íntegros em nossos ministérios, em nossa forma de falar, de tratar, de andar, em todos os aspectos da vida precisamos ser íntegros.Em meio a uma geração corrupta precisamos seguir o exemplo de Noé, e não cairmos no pecado cometido por muitos como bem diz Vance Havner " Nos dias somos desafiados, mas não transformados; convencidos, mas não convertidos. Ouvimos, mas não praticamos; e, desse modo, enganamos a nós mesmos."

Que Deus nos ajude a andarmos em integridade!

3. Noé andou com Deus

Noé poderia ter andado como os homens maus de sua época, poderia ter se desviado do caminho e trilhado por lugares hostis a Deus. Noé poderia ter se desviado de Deus. Porém, preferiu andar com Deus, fazer de Deus seu companheiro de jornada. Mesmo diante do desvio dos homens, do mergulho no pecado de sua geração, sua escolha foi a mais correta " Noé andou com Deus ". Viveu em obediência, experimentou e sentiu Deus em cada experiência de sua vida.

Verdadeiramente Noé andou de forma certa!
Que Deus nos ajude a andarmos de forma justa e integra, que sua graça nos ajude a caminhar com Ele em meio a essa geração corrupta

Como Andar Em Meio a Uma Geração Corrupta ? Você já tem a resposta.

Que Deus Nos guie!

Um comentário:

  1. excelente post e relevante; se faz necessário isto em nossos dias. Graça e paz, abraços!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...