sábado, 25 de junho de 2011

A CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER

Por Taciano Cassimiro
A Confissão de Fé de Westminster foi elaborada a partir de julho de 1643, e concluída em fevereiro de 1649. Nesse período houve 1163 reuniões do plenário e centenas de reuniões de comissões.
O parlamento inglês tinha como objetivo preparar uma nova base de doutrina, forma de culto e governo eclesiástico.



A CFW é um pequeno manual de teologia bíblica. Seus 33 capítulos abordam os temas mais significativos da teologia cristã: Escritura Sagrada, Deus e da Santíssima Trindade, Decretos Eternos de Deus, Criação, Providência, Queda...Pecado...Castigo, Pacto de Deus com o Homem, Cristo o Mediador, Livre-Arbítrio, Vocação Eficaz, Justificação, Adoção, Santificação, Fé Salvadora, Arrependimento Para a Vida, Boas Obras, Perseverança dos Santos, Certeza da Graça e da Salvação, Lei de Deus, Liberdade Cristã, Culto Religioso e do Domingo, Juramentos Legais e dos Votos, Magistrado Civil, Matrimônio e do Divórcio, Igreja, Comunhão dos Santos, Sacramentos, Batismo, Ceia do Senhor, Censuras Eclesiásticas, Sínodos e Concílios, Estado...Depois da Morte...Ressurreição, Juízo Final.  
 

A Confissão de Fé de Westminister, bem como seus Catecismos Maior e Breve são adotados pela Igreja Presbiteriana do Brasil como os seus símbolos de fé, e sistema expositivo de doutrina.


Os Padrões de Westminister são os símbolos de fé de todas as igrejas presbiterianas do mundo que tiveram origem inglesa ou escocesa.


É a declaração confessional mais influente da tradição reformada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...