sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pregação Bíblica


O desenvolvimento e a entrega de sermões expositivos
(4)

Pregação Bíblica é um excelente livro, linguagem fácil, clareza e objetividade. O autor apresenta as ferramentas para preparar o sermão. São instruções valiosas, bem trabalhadas e, com certeza o estudante que fizer bom uso das lições apresentadas levará mais a sério o " sermão " e não deixará de preparar o sermão com cuidado, oração e temor.

O objetivo do livro é o " Sermão Expositivo ", sendo assim é apresentado os argumentos para sua utilização.
Confesso que cada vez que leio um livro que trata do assunto, mais me convenço de que o " Sermão Expositivo " é a melhor e mais segura forma de pregar a Palavra de Deus. Requer um pouco mais de estudo, atenção e dedicação, porém, o ministro, que, de fato tem a chamada para o ministério não verá nisso sacrificio, e sim a oportunidade de se aprofundar mais na verdade de Deus, e no enriquecimento da comunidade ao qual pastoreia.

Em uma época onde o texto bíblico tem sido usado mais como pretexto, pois, são muitissimos os casos de pregações em que o pregador, após a leitura, toma um caminho que não é o  caminho proposto pela própria Bíblia, perdendo-se, distanciando-se do verdadeiro ensino do texto. Nesses casos cumpre-se  o famoso ditado " Leu o texto, saiu do texto e nunca mais voltou pro texto ". 

Pregação Bíblica nos ajuda a corrigir erros, equivocos, e nos orienta a observar passos que devem ser seguidos pelo pregador , no objetivo de transmitir com clareza e fidelidade a Palavra de Deus.

Todo aquele que deseja conhecer melhor o assunto recomendo a leitura deste maravilhoso livro.

Pregação Bíblica: o desenvolvimento e  a entrega de sermões expositivos; tradução Hope Gordon Silva.- São Paulo: Shedd Publicações,2002.  272 pg.; 140x210cm.

Haddon W. Robinson,Haddon W. Robinson, Ph.D.
Senior Director of the Doctor of Ministry Program, 1991 Diretor Sênior do Programa Médico do Ministério, 1991
Th.M. Th.M. (Dallas Theological Seminary); MA (Southern Methodist University); Ph.D. (Seminário Teológico de Dallas), MA (Southern Methodist University); Ph.D. (University of Illinois) (University of Illinois)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...