sábado, 7 de fevereiro de 2009


Estudo Bíblico - Missionário Taciano Cassimiro na Igreja Presbiteriana do Brasil em Arapiraca-Al 02/09/08

As Características da Identidade Cristã

Texto: Atos 11. 19-26.


I. Definindo o que seja um Cristão.


Cristão – Do grego “ Christhos “, Messias.

É aquele que vive de conformidade com os ensinamentos de Cristo. “ Fazer-se amigo de Cristo “.

Detectando melhor o que é um Cristão Jo 10: 27- As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; 28 E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.
Cristão aqui é:

Uma pessoa que ouve a voz de Jesus Cristo.
Uma pessoa que se dispõe á segui-lo.
Uma pessoa que recebe dele a vida eterna.
Uma pessoa que tem segurança eterna.

Tudo isto envolve um relacionamento pessoal, produto de uma experiência pessoal.

O cristão é alguém compromissado com Jesus.


II. O Ambiente em que vive o cristão: Um desafio a sua identidade. Gn 4.17-26; Gn 6.12.

1. Homicídio – Violência.
2. Idolatria.
3. Prostituição.
4. Estrutura social contaminada pelo pecado.

Em Gn 4 e 6 temos um ambiente corrompido. Entretanto, uma linhagem começa a invocar a Deus. Também, somos chamados: “ Fl 2.15 Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo..”.

III. O Que caracteriza a identidade cristã nos tempos de Cristo?

A identidade cristã começa com uma cruz. Não num prédio ou num altar, mas no coração. Ser cristão é tomar a cruz com Cristo Lc 9.23. É crucificar-se como disse um teólogo do passado ,” O Cristo crucificado só pode ter seguidores crucificados “.

Mas em termos práticos o que significa esta identidade?

1. Um profundo apego à pessoa de Cristo.

Jo 6. 67 Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?
68 Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.

2. Um sério compromisso com Cristo.

LC 9.23 E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.

3. Assumir o caráter de Cristo.

Cl 2.6 Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele.

4. Ter o coração aberto para todos.

Mc 2.15 E aconteceu que, estando sentado à mesa em casa deste, também estavam sentados à mesa com Jesus e seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque eram muitos, e o tinham seguido.

5. Ter a visão de Cristo.

Ter compaixão pelos pecadores.

Mt 9.36 E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.

A visão evangelistica e missionária é uma forte marca da identidade cristã. Como disse Robert Grant “ cristão e missionário são termos sinônimos “.

6. Ter consciência de ser peregrino.

Hb 13.14 Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura.

Muitos cristãos vivem como se aqui fosse seu destino final. Perderam a consciência de peregrinos.

7. As marcas da cruz

Gl 6.17 Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus.

Disse Campbel Morgan “ só o homem crucificado pode pregar a cruz “.

Disse Tomé: Jo 20.24 - Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. 25 Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.

O Dr. Parcker de Londres disse que o que Tomé disse acerca de Cristo. O mundo está dizendo da igreja.

A identidade cristã busca tornar experiêncial a palavra do apostolo de Paulo “ Gl 2. 20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
Qual é a maior necessidade da igreja de Cristo hoje ? “ As Marcas de Cristo “.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...