quarta-feira, 1 de dezembro de 2010


Porque Clamar ao Senhor nas Tribulações?

Salmo 130. 1 – 8

Lembro-me que por volta de 01:30 da madrugada tinha terminado de estudar e preparar o Sermão. Estava com o coração pesado e bastante pensativo por causa de algumas dificuldades, Na época estávamos em Arapiraca-AL e este era meu primeiro campo fora da capital, Maceió. Meu filho John Wesley,9, ainda estava acordado e ao me ver entrar na Igreja para orar, me acompanhou na oração. Ele sabia de tudo que estava acontecendo. Havia saído da empresa a 5 meses para me dedicar as missões, e ainda não tinha recebido rescisão, FGTS, nem Seguro Desemprego. Meu filho em oração, de joelhos dobrados, disse “ Senhor abençoa meu pai, pra que ele receba o seguro desemprego, para comprar as coisas aqui pra casa “, fiquei emocionado diante da sensibilidade dele e da oração tão simples que acabara de fazer. No dia seguinte um irmão visitando a igreja ao termino do culto me deu um cheque de R$ 500,00; NO OUTRO DIA um empresário ligou pra mim e ao chegar a seu local de trabalho me deu R$ 500,00; E DOIS DIAS DEPOIS uma irmã me abençoou com R$ 600,00. Assim, pude comprar as roupas dos meus dois filhos e garantir a Ceia de Natal com a família. Foi um final de ano abençoado. Deus providenciou todas as nossas necessidades, num momento que estávamos com muitas dificuldades.

O Salmo 130 é dos cânticos de romagem ou de peregrinação cantados pelos peregrinos quando caminhavam para Jerusalém na celebração das festas anuais da Páscoa, de Pentecostes e dos Tabernáculos. Neste Salmo o salmista estava em aperto, EM DIFICULDADE TÃO INTENSA QUE ELE CHAMA DE “ PROFUNDEZAS “ , não sabemos precisar quais eram seus temores, entretanto, aprendemos com o salmista algumas lições relacionadas ao clamor.

“ Por que Clamar ao Senhor em Meio as Tribulações ? “ é o tema de nossa reflexão.

1. Pela Certeza de que Seremos Ouvidos pelo Senhor

Os versos 1 e 2 não se tratam de uma expectativa, e sim de uma certeza que o salmista tinha de que seria ouvido pelo Senhor. Quando o povo de Deus clama com sinceridade, Ele escuta, e esta era a certeza do salmista, e deve ser a nossa também. Ele está ouvindo o nosso clamor.

O Senhor se aproxima dos que o invocam, daqueles que o invocam com sinceridade. Ele satisfará o desejo dos que o temem, ouvirá seus clamores e os salvará. Salmos 145.18 -19.

Em muitas ocasiões da vida, em virtude de tantas dificuldades muitos deixam de orar, e andam na contra mão da fé, da obediência e da esperança em Deus. Porém, seja qual for nossos problemas devemos clamar ao Senhor. Nas palavras do grande reformador suíço, João Calvino (1509-1564),"A oração é o antídoto para todas as nossas aflições."

Tenha certeza de que em suas aflições e temores, ainda que esteja nas profundezas do sofrimento o Senhor escutará o seu clamor.

“ Esperei com paciência pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro Sl 40.1 “.

2. Porque Deus é a Fonte de Nossa Esperança

Este salmo é também um cântico de esperança, aqui o salmista expressa sua confiança e esperança no Senhor em meio as dificuldades de sua existência. Em meio as tribulações é preciso ter esperança, pois a esperança tem o seu valor Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para frente... Tudo vai ser diferente!as letras de Carlos Drummond nos ajudam a perceber a importância da esperança, principalmente, para o povo de Deus que em tantos momentos esteve prestes a cantar a musica da derrota, da desistência e do fracasso, e de forma inesperada temos nossas forças renovadas e voltamos a cantar o hino da vitoria.

Estando nossa esperança em Deus, mesmo nas profundezas da dor e da tribulação continuaremos a esperar no Senhor na certeza de que nossa vitoria virá

. É com a esperança posta em Deus que assim canta o salmista “ Aguardo o Senhor, a minha alma o aguarda; eu espero na sua palavra v. 5“.

Em meio às tribulações nunca perca a esperança, espere no Senhor, pois é Ele que nos salva.

3. Porque em Deus há misericórdia

O salmista pede pra que Deus não leve em conta as suas faltas, pois se Ele não o fizer ninguém viverá. Dessa forma o poeta afirma que em Deus está o perdão e que o perdão levará ao temor.

Mesmo nas profundezas do seu sofrer o salmista não lamenta, não amaldiçoa a sua existência, não se lastima, muito pelo contrário, ele CANTA “ ...A minha alma anseia pelo Senhor mais do que os guardas pelo romper da manhã..v 6” , eis ai o segredo, clamar ao Senhor mesmo em tribulações. E porque devemos fazer isso? Simplesmente por causa de sua misericórdia:

Misericórdia tem um significado muito profundo. Vindo da palavra hebraica hesed usada principalmente em Oséias, ela quer dizer amor incondicional, compaixão. Em Latim, significa sofrimento (miséria) do coração.

Na teologia ela tem um significado de não aplicar a punição merecida. Ou seja, quando nós pecamos, muitas vezes Deus não nos pune, não nos castiga com o castigo que mereceríamos.

Talvez os sofrimentos do salmista eram provenientes de algum pecado, de qualquer forma ele ora, ele busca, ele clama ao Senhor buscando sua misericórdia.

Matthew Henry (1662-1714), disse certa vez "Sempre que Deus tenciona exercer misericórdia para com seu povo, a primeira coisa que faz é levá-lo a orar."

Se você está orando mesmo em tribulação, é indicio de que o Senhor estar agindo, não deixe de orar, continue.

Em sua misericórdia Deus nos socorre seja qual for nossos problemas.

Conclusão

Em meio às tribulações clame ao Senhor, pois ele ouvirá o seu clamor. Espere no Senhor, mantenha viva a sua esperança N’ele e finalmente conte com a misericórdia do Senhor, por certo ele descerá e nos salvará das profundezas de nossos problemas existenciais mais diversos.

"A oração é o meio escolhido por Deus para realizar os Seus propósitos soberanos através de homens submissos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...