quarta-feira, 13 de abril de 2011

Meu parecer sobre: Deus e a catástrofe no Japão

 Por 
Taciano Cassimiro

Depois da catástrofe no Japão do dia 11 de Março muitos pastores passaram a discutir se “ Deus causou ou não o terremoto, consequentemente, o Tsunami e as mortes”. Nomes como o do teólogo reformado ,John Piper , e Brian Mclaren, ocuparam as principais paginas. Quanto a Ricardo Gondim, dispensarei comentário, pois, o Deus de Gondim, e suas relações com o Cosmo não está na Bíblia, é um Deus inventando.


Voltando e indo direto ao assunto. Será mesmo que Deus causou o terremoto no Japão? Se a resposta for ,sim, logo, Deus é o autor da tragédia, e das mortes. Então, como falar para as vitimas que sobreviveram da tragédia, e que perderam parentes e bens. Que Deus causou tudo, e mesmo assim continua os amando? 


Se a resposta for “ Deus não causou o terremoto no Japão “, tudo foi obra da natureza, das leis naturais como prova de que ““....Deus cria espaço e tempo para um universo ser, tornar-se, a desdobrar-se em sua própria história, sua própria evolução...” como afirma Mclaren. Isso, não implicaria de alguma forma na soberania de Deus, deixando-nos a convicção de que Deus não controla, não determina, e que sua soberania embora seja real, é limitada, e  os acontecimentos no Japão estão dentro desse limite estabelecido por Ele mesmo?


É com esta tensão que Piper e Mclaren dão respostas, algumas simples demais, outras filosóficas em excesso, porém, sempre com o intuito de ser o mais bíblico possível. Ao analisar as argumentações de ambos, é possível voltar no tempo, e suscitar nomes como o de Agostinho, Pelágio,  M.Lutero, Calvino, Armínio, os remonstrantes e Charles Spurgeon . A verdade é que, tentar harmonizar a soberania de Deus com tudo que acontece, bom e mal, vida e morte, e tragédia como a do Japão sempre foi um grande desafio da teologia.


Sou teólogo reformado, meu blog é “ Teologia Reformada “. Mais, isto não significa dizer que tenho, ou que a teologia reformada tenha resposta satisfatória pra todos. Mesmo assim, afirmo que creio nas grandes doutrinas da graça, principalmente, na doutrina da predestinação, e na soberania de Deus na história humana. Embora minha resposta pareça evasiva quanto ao titulo da postagem se “ Deus é ou não o causador do terremoto no Japão “,  vos afirmo que creio “ No Deus Todo-Poderoso, que governa e controla todas as coisas, e que todos os fatos que aconteceram, que estão acontecendo, e que ainda acontecerão, não escapam de seu conhecimento, de seus propósitos e tudo contribui para sua glória. E que as leis naturais, não são independentes de Deus, e ainda que eu não consiga entender o porque de muitas coisas, prefiro acreditar em um Deus com estes atributos e revelado dessa forma pelas Escrituras,do QUER, supor ou acreditar em um Deus que é pego de surpresa a todo instante, necessitando agir, de acordo com os acontecimentos do dia, sendo refém da historia, da natureza e de nós seres humanos super limitados”.


Deixemos Deus ser Deus. E façamos o que nos convém fazer em Cristo e com Cristo: promover a paz, amor e esperança, pra tantos, que todos os dias estão sofrendo os mais diversos infortúnios, e não raro, ocupamos o nosso tempo tentando explicar os “ mistérios de Deus “, ao invés de demonstrarmos que somos de Deus, por meio das boas obras que provem de um coração com Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...