segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O QUE ME ESPANTA EM CALVINISTAS E ARMINIANOS



Querendo ou não o mundo cristão é divido em duas linhas de interpretação, se não da teologia em seu todo, o é na questão soteriologica, ou seja, ou você é calvinista ou arminiano. É verdade que essa afirmação gera em alguns repulsa que vem acompanhada da seguinte resposta - não sou calvinista, nem tão pouco arminiano. Sou Cristão.
Querendo ou não, por fim didáticos, históricos e circunstanciais estas alcunhas foram criadas, gravadas e não tem quem as retire da história.

Na verdade o que me deixa espantado não é o fato de alguém ser chamado de calvinista ou arminiano. Sou calvinista por convicção, resolvido, sem nenhum trauma e aceito com firmeza as Grandes Doutrinas da Graça. Ex-arminiano. Porém, meu espanto reside, no fato de encontrar por escrito e pessoalmente em seminários, escolas teológicas ou palestras, um pessoal que faz de tudo, tudo mesmo, para denegrir a imagem de Calvino ou de Armínio. E na maioria das vezes nunca leram algo escrito por Calvino ou Armínio. Desconhecem por completo a história de ambos. Um bando de papagaio, repetidores ignorantes e alheios à belíssima história de Calvino e Armínio. Mesmo bebendo praticamente das mesmas fontes, as Escrituras e os Pais da Igreja, divergiram em alguns pontos da teologia, isso é verdade. Porém, ambos eram homens de Deus, dedicados ao estudo da Palavra, e deixaram suas contribuições em praticamente todas as áreas. 

Vejo como sadio o debate justo, honesto, sem difamações. Respeitando os contextos nos quais estavam inseridos. A discussão teológica com o fim de se chegar ao amadurecimento e convicção das verdades questionadas ou aceitas é salutar. Por isso, vejo com total desprezo a tentativa de condenação em relação à Armínio ou Calvino, como também, considero vergonhoso os ditos calvinistas e arminianos se destratarem, isso não é atitude cristã. Que os debates continue, que os entendimentos calvinistas e arminianos sejam respeitados, que os questionamentos surjam, mas, que guardemos a decência, o espirito cristão, e que nessas disputas empunhemos as letras e não as espadas. Afinal de contas independente de ser calvinista ou arminiano acreditamos que os que foram lavados pelo sangue de Cristo entrarão nos céus pelas portas.

Que haja em nós o mesmo desejo de conhecer a verdade, a mesma dedicação em estudar, pesquisar e crescer na graça e conhecimento. Desejo estes que foram tão marcantes em Calvino e Armínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...