quarta-feira, 16 de maio de 2012

Como ser um ministro fiel ?


 São muitos os desafios enfrentados pelos ministros do evangelho. Os desafios são os mais diversos: teologia liberal, teologia relacional, teologia da prosperidade, pentecostalismo e seus excessos, neo-pentecostalismo e suas propostas tentadoras de riqueza e saúde, como prova de fé e fidelidade. Além disso, ainda temos o crescente número de “igrejas” que se espalham em solo nacional, em cada esquina, em cada beco, em cada povoado, encontramos uma “igreja”, de cujo os nomes são os mais diversos, começando pela Congregação ANTI-BLASFÊMIAS; Igreja Pentecostal do Pastor Sassá; Igreja Dekanthalabassi; Igreja da Pomba Branca; Cruzada Evangélica do Pastor Waldevino Coelho, A Sumidade; Associação Evangélica Fiel até Debaixo D’agua; Igreja Batista a Paz do Senhor e ANTI-GLOBO; Igreja Automotiva do Fogo Sagrado; Igreja Evangélica Pentecostal a Última Embarcação para Cristo; Igreja Pentecostal Jesus Nasceu em Belém; Comunidade do Coração Reciclado;  Igreja Evangélica Abominação à Vida Torta; Igreja de Deus da Profecia no Brasil e América do Sul; Igreja do Sétimo gole; até a Igreja Batista Da Pomba Sacrificada. 

É extremamente verdade que o erro do homem não anula a graça de Deus. Por isso, muitos têm sido alcançados por esta graça, tendo suas vidas transformadas, libertas das drogas, prostituição e de tantos outros males por meio de “ igrejas “ as mais diversas. Mas, também é verdade que o surgimento desordenado de “ igrejas”, de “ pastores” sem compromisso com a verdade bíblica tem sido prejudicial para o protestantismo. É cada vez maior o número de pessoas decepcionadas com “ igreja ”. 

Com certeza a lista de desafios pode ser imensa se começarmos a enumerar uma por uma, este não é o nosso objetivo, entretanto, gostaria de destacar outros como  “ viver o que se prega, o que se ensina “. Alguém pode não ver isto como um desafio, mas a história e a própria experiência humana está ai para provar e comprovar. Vivemos em uma atmosfera de muita letra, muito grito, muita filosofia, muito debate, porém, pouca vida. Precisamos ensinar o que é correto ( ortodoxia ), mais também precisamos e devemos praticar o que ensinamos e pregamos ( ortopraxia ). Pergunta-se se já não existem homens da envergadura de John Bunnyan ( 1628 – 1688 ), homem bíblico, piedoso e disposto a dá testemunho de seu Senhor em todos os lugares e em qualquer situação. Mesmo em prisão por doze anos em Bedford, permaneceu fiel, vivendo a Palavra. Ou como Samuel Rutherford (1600 - 1661), um dos comissários escoceses na Assembléia de Teólogos de Westminster. Homem espiritual, teólogo de extrema grandeza, dedicado à oração, estudante apaixonado das Sagradas Escrituras e comprometido com a mesma. Desenvolveu de forma exemplar seu ministério dando provas de sua fidelidade. Sua vida, Seus escritos, testemunhos de amigos, de irmãos e de ministros atestam sua fidelidade. 

E com este espírito que estaremos nas próximas publicações abordando o assunto: Como Ser o Ministro Fiel? A começar de um breve comentário da carta de Paulo ao jovem Timóteo, e em seguida passaremos a apresentar quatro argumentações que espero contribuir para nossa edificação. Nosso texto base será o I Tm 4.6-16
Continua.... 

Taciano Cassimiro, Missionário da IPB. 
Pastoreia a Igreja Presbiteriana de Tailândia-PA

Um comentário:

  1. Saudações Celestiais!

    Louvo a Deus por encontrar mais um blog reformado!
    Seu link será colocado em meu blog para meus visitantes encontrarem o seu também.
    Parabéns por seu trabalho aqui e que Deus continue a te abençoar.

    Clique em meu nome e me faça uma visita também.

    SOLI DEO GLORIA

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...