sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

As três petições por avivamento:

Moisés diante da glória de Deus

por Juan de Paula

Êxodo 33: 12-23

Sermão ministrado na Igreja Batista Central de Japuíba, Angra dos Reis-RJ

Introdução:

* Domingo pela manhã foi exposta a introdução do capítulo: A violação e quebra do pacto de Deus adorando o bezerro de ouro (Ex 32) praticando idolatria.

* No início do capítulo há um sentimento de tristeza da parte do povo devido à teimosia e obstinação. Deus não era com eles, pois falava com Moisés na tenda do encontro fora do acampamento.

* Aprendemos que um sentimento de tristeza, uma apatia espiritual e um afastamento de Deus são situações que precedem um avivamento espiritual.

Doutrina: Um avivamento é marcado pela revelação da presença de Deus e a manifestação da Sua glória e majestade. Aprenderemos três petições com Moisés para um avivamento.


1 – Moisés roga a presença de Deus pedindo a condução para a terra prometida e a aceitação da parte de Deus pelo povo (12-14):

Um avivamento é marcado pela presença de Deus, é uma visitação Dele. Moisés sabe de sua missão mas confessa a sua incapacidade de executa-la sozinho. Ele “apela” a promessa do Deus da aliança.

1. – Móisés pede a revelação dos propósitos de Deus (13).

2. – A motivação para a petição de Moisés é o conhecimento de Deus (Heb. Relacionamento) e a continuidade da aceitação da parte de Deus (renovação da aliança consumada no capítulo 34).

No verso 14, o Senhor responde em fidelidade o cumprimento da promessa de acompanha-lo e lhe dar descanso.

Ilustração: John Knox, reformador Escocês e pai do presbiterianismo, fez a seguinte oração: “Deus , ou da-me a Escócia, ou tira-me a vida” e foi usando tremendamente pelo Senhor em Sua obra na Escócia.

Aplicação:

1 – Cristãos devem pedir ao Espírito Santo que iluminem mentes e corações para maior entendimento dos propósitos de Deus revelados nas Sagradas Escrituras para….

2. – Terem maior conhecimento e intimidade com Ele. Para deleitar a alma Nele que é a fonte de toda a nossa satisfação. A glória de Deus e o deleite da alma humana não se contradizem e se relacionam mutuamente. Jonathan Edwards diz “Deus, ao buscar a Sua glória, busca também o bem das suas criaturas porque a emanação da Sua glória….pressupõe a felicidade de Suas criaturas.” John Piper complementa dizendo que a glória de Deus e a felicidade humana são em si as mesmas coisas. A glória de Deus é a fonte de nossa satisfação e de nosso deleite.

3. – A manifestação da presença de Deus renova a nossa relação com Ele pois fomos aceitos por Ele na justificação mediante a fé em Cristo Jesus. Pecadores são aceitos por um Deus Santo através da obra de Cristo na cruz. A justiça de Cristo foi imputada a nós pois Cristo obedeceu a lei de forma perfeita por nós.

4. – Devemos descansar nas promessas do Senhor, pois em Cristo, Ele nunca nos abandorará (Jo 10:18). Ele nos guiará para a terra prometida e nos dará descanso eterno, pois na nova criação não haverá mais dor, não haverá mais choro. “Uma das marcas do crente é meditar na vida futura” João Calvino.


2 – Moisés roga a presença de Deus pedindo que Deus não os abandone (15-17):

Moisés pede ao Senhor que não os envie se o Senhor não for com eles. Moisés reconhece e confessa que não valerá a pena ir com eles se o Senhor não for com eles. “Você seria feliz no céu, se Cristo não estivesse lá?” John Piper (Deus é o Evangelho, p.14).

2.1 – Moisés roga que Deus os acompanhe para saberem que Ele é Deus. (16)

2.2 – Moisés roga para Deus que confirme o Seu amor na eleição e separação do povo de Israel. (16)

Deus responde positivamente pois se agrada de Moisés. (17).

Aplicação:

1 – Podemos pedir ao Senhor que nos visite para nós e todos ao redor (indivíduos, famílias, igrejas e sociedades) saibam que Ele é Deus e nós, o Seu povo.

2 – Oremos por avivamento no Brasil, pelas nossas igrejas, para que Deus manifeste a sua presença entre nós porque a igreja é composta pelos eleitos de Deus, amados por Ele. Deus não abandona os seus.

3 – A obediência a Deus é fruto de sua graça em nós, seus escolhidos. Ele opera em nós a salvação e coopera com o nosso esforço, de forma graciosa, para a santificação. O crente tem prazer na lei do Senhor (Sl 1:2).


3 – Móisés roga a Deus que mostre a Sua Glória (18-24):

Moisés revela o seu anseio, assim como todo ser humano: Ser satisfeito em Deus, pois fomos criados para isso como está na primeira pergunta do breve catecismo puritano:

1. Pergunta. Qual é o objetivo principal do homem?

Resposta. O objetivo principal do homem é glorificar a Deus (I Coríntios 10:31), e ter comunhão com Ele para sempre (Salmo 73:25-26).”

John Piper esclarece que o homem glorifica a Deus ao se satisfazer Nele para sempre (Teologia da Alegria ou Em busca de Deus).

3.1 – Deus responde a Moisés afirmando a sua misericórdia e soberania na redenção (19 cf. Rm 9:15).

3.2 – Deus diz que ninguém pode ver a sua face e continuar vivo (20). Mas pelo seu amor para com o seu servo, Deus da um vislumbre de sua glória a Moisés tomando forma (antropomorfia) e se revelando a Ele.

Jonathan Edwards conta que estava andando a cavalo para meditar e teve uma percepção da glória de Deus inimaginável e indescritível. (Citado por D.M Lloyd-Jones no livro “Avivamento”)

Aplicação:

1 – Deus é misericordioso e gracioso na redenção de pecadores. Ele tem bondade de quem quer e rejeita quem quer. Essa doutrina nos humilha mas precisamos aceita-la pois é bíblica e glorifica o Senhor, pois a salvação é para glória Dele. Conforme diz um amigo: “quando descobri essa doutrina o evangelho ficou mais saboroso”.

2 – Devemos orar a Deus pedindo mais Dele. Pedindo a Sua glória sobre nós. Devemos orar para Deus revelar a Sua glória para nos deleitarmos nela. Devemos nos apaixonar pela glória do Senhor e sermos satisfeitos nela mais do que tudo e do que todos.


Conclusão:

A sede por Deus e a paixão pela Sua glória marcam um verdadeiro avivamento bíblico. Deus nos visita para que sejamos satisfeitos Nele. Assim como Moisés, nós devemos pedir que a boa mão do Senhor visite a igreja no Brasil para que os eleitos conheçam o Senhor e nós nos deleitemos Nele mais e mais com profundidade.

A Ele seja toda honra, toda glória, todo louvor e toda adoração. Deus vos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...